I CONGRESO INTERNACIONAL DE LA POLÍTICA SOCIAL Y TRABAJO SOCIAL : desafíos contemporáneos

banner2Os desafios colocados na contemporaneidade se aprofundam com a crise de 2008 que acentuam os limites de aplicação de políticas sociais, desde os países centrais até os periféricos, gerando movimentos de restrição de direitos sociais e ampliando até mesmo o recorte de direitos civis. Discutir as cidades, os territórios e as políticas sociais na atualidade constitui-se um importante exercício de reflexão sobre o mundo de hoje.

O Programa de Pós Graduação em Serviço Social e Política Social da Universidade Estadual de Londrina oferece curso de Mestrado desde 2001 e curso de Doutorado desde 2011 e o Departamento de Serviço Social desta Universidade oferece Graduação em Serviço Social desde 1972. Na consolidação de suas contribuições para o ensino, pesquisa e extensão nessas áreas, vêm oferecer esse evento de natureza científica, na expectativa de adensar os debates desenvolvidos nos diferentes grupos de pesquisa do Departamento de Serviço Social da UEL que tem participação interdisciplinar e intersetorial das áreas do Direito, Economia, Administração, Ciências Sociais, Geografia e áreas afins.

I CONGRESSO INTERNACIONAL DE POLÍTICA SOCIAL E SERVIÇO SOCIAL: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS pretende contribuir para a ampliação dos estudos e diálogos científicos, para além das fronteiras nacionais de forma a qualificar, aprofundar e adensar teórico-cientificamente o campo de produção de conhecimento, além de garantir um espaço que congregue a disseminação de pesquisas de diferentes áreas, tendo como elemento central o campo da política social em geral e do serviço social em particular. Visa assim consolidar o Programa de Pós-graduação em Serviço Social e Política Social abrindo possibilidades para a sua internacionalização.

II SEMINÁRIO NACIONAL DE TERRITÓRIO E GESTÃO DE POLÍTICAS SOCIAIS dá continuidade aos debates realizados durante o I Seminário Nacional, em 2012, propiciado pela cooperação entre a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Programa Consolidado com a nota 6 na pontuação da CAPES) e o Programa de Pós-graduação em Serviço Social e Política Social da UEL (programa ainda não consolidado com a nota 4 na pontuação da CAPES), com apoio do MCTI/CNPq/MEC/Capes – Ação Transversal n. 06/2011 – Casadinho/Procad. O Projeto em questão investiga a “Lógica Territorial na Gestão das Políticas Sociais” a partir de uma pesquisa de campo realizada em Londrina, estado do Paraná, que analisa essa temática no âmbito das políticas setoriais de educação, saúde, habitação e assistência social, sobre as quais tem acumulado significativa produção teórica, que será socializada e aprofundada nesse segundo Seminário Nacional, com a participação do Programa de Pos- graduação em Geografia da UEL.

O I CONGRESSO DE DIREITO À CIDADE e JUSTIÇA AMBIENTAL visa colocar em debate mecanismos de uma justa utilização dos espaços urbanos e a repartição equitativa dos ônus e bônus das atividades causadoras de impacto ambiental. Esta tem sido, nos últimos anos, uma das preocupações mais relevantes do poder público e da sociedade, na medida em que a maioria da população mundial encontra-se vivendo em áreas urbanas. Neste sentido, estes espaços territoriais tornam-se palco de disputa pela definição de sua melhor utilização, fazendo com que o controle de sua regulação seja disputado pelos atores sociais que buscam um local adequado para investimentos voltados ao lucro ou um local de convivência para os diferentes segmentos sociais que ali vivem ou circulam. Reforçar e difundir o conceito de “direito à cidade” e de “justiça ambiental” torna-se então um mecanismo adequado de debate, diante do expressivo aumento populacional, exatamente em função do processo de urbanização inadequado dos grandes centros urbanos.

Acredita-se que a interlocução proposta entre Instituições de Ensino nacionais e internacionais, bem como dos Grupos e Centros de Pesquisa, seja fundamental para a excelência e qualidade do Sistema de pós-graduação das áreas envolvidas.

Espera-se que o Evento Científico contribua para a pesquisa e produção de conhecimento, interligados à formação profissional e exercício profissional das áreas envolvidas.

PUBLICO ALVO:
Professores, Pesquisadores e profissionais, alunos de Pós-Graduação e de Graduação de  Serviço Social, Direito, Administração, Economia, Geografia, Ciências Sociais e áreas afins à temática.

PERÍODO DE REALIZAÇÃO:
O Evento será realizado no período de 09 a 12 de junho de 2015.

Anuncios

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s